quarta-feira, 13 de março de 2024

A vida fora do Instagram.

Estou sem Instagram faz algumas semanas. 

Já aconteceu isso antes, mas dessa vez tem sido diferente. Estou saindo de um ciclo bem negativo (psicologicamente falando) e por uns meses eu fiquei totalmente exausta de tudo: dos meus livros, dos meus estudos... eu não conseguia produzir nada, tudo parecia muito desconexo. Passei pela tal da "ressaca literária" e durante esse período comecei e larguei alguns livros no meio do caminho. O que me ajudou a não parar por completo foi a minha lista de leituras para esse ano, consegui ler a Odisseia que, aliás, se tornou um dos meus livros preferidos da vida.


Tudo isso para dizer que depois de algumas semanas, venho sentindo os efeitos positivos de reduzir meu tempo nas redes sociais (lê-se Instagram). E somente redes sociais mesmo, pois o meu tempo de tela tem se mantido o mesmo, infelizmente. De certa forma, já venho notado essa mudança por aqui: sinto as engrenagens do meu cérebro funcionando novamente. 

Uns dias atrás enquanto conversava com amigas sobre esse assunto cheguei a comentar sobre como o Instagram e as demais redes sociais arrancam de você a capacidade de pensar e refletir sobre um assunto. Ali, você é jogado, arremessado de um lado para outro, transita pelos mais diversos assuntos sem ter segundos para se questionar sobre o que você leu, viu ou ouviu. Muitas imagens, muitas opiniões, muitas propagandas, muitas fofocas, muitos estímulos. Isso cansa. Todo mundo está cansado.

Por ora, estou voltando a me sentir mais criativa durante esse hiatus digital. As coisas parecem se encaixar novamente por aqui. Tenho voltado ao eixo.

O que tenho feito fora das redes? Bom, eu fiz o meu primeiro estágio obrigatório, comecei a planejar aulas de História e comecei a ler Hannah Arendt. Também vi meu namorado se formar. A vida continua acontecendo fora da timeline do Instagram. Ouso a dizer que acontece até de forma diferente, o tempo passa de forma diferente.


2 comentários:

  1. Oii, eu também sinto o mesmo com o Instagram e hoje em dia quando fico sem o insta eu acabo descontando no Youtube e volta o mesmo problema, mas com o tempo a gente vai aprendendo a desapegar, e realmente é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Acontece a mesma coisa comigo! :') eu gosto muito do Youtube e acabo descontando lá também. Acho impressionante como de uma maneira ou de outra a gente sempre acaba recorrendo à internet...

    ResponderExcluir