sábado, 21 de dezembro de 2024

Álbum de fotos: sebos, bibliotecas e livrarias em Brasília-DF

Pequena lista de algumas casas de livros aqui de Brasília. O post ser atualizado com o tempo. Volte sempre!

BCE - Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB)

Sem dúvidas a biblioteca da UnB é a maior de Brasília: tanto no que diz respeito ao tamanho quanto ao acervo. Eu não estudo lá, mas a entrada é liberada (você só precisa fornecer seu CPF na catraca de entrada). A biblioteca é BEM grande: conta com um andar térreo, o subsolo e o primeiro andar. Em todos os lugares você encontra espaços para leitura e estudo, basta chegar e se ajustar (apesar de que as salas mais privadas parecem ser apenas para alunos). Vale a pena conhecer o espaço. Já fui duas vezes para visitar e considero a organização ok. Senti certa dificuldade para encontrar livros específicos, apesar dos corredores serem identificados.

 


Biblioteca Central da Universidade Católica de Brasília (UCB)

A biblioteca da UCB é bem aconchegante e arejada, coisa que não sinto na biblioteca da UnB. Apesar do conforto, preciso dizer que a disposição da biblioteca me incomoda: são dois andares, sendo o térreo mais movimentado e com menos prateleiras. Para subir você precisa ir pelas escadas ou por uma rampa gigante que cruza toda a parte central do edifício que tem formato de cruz. Acontece que, caso você escolha ficar em cima, vai precisar descer a rampa ou as escadas caso queira descansar ou comer algo. Sobre o acervo: ok; sobre a organização: ok também.


Porão Livro & Café

O sebo mais lindinho da cidade. Apesar de pequeno, é extremamente aconchegante. Acredito que o espaço seja relativamente novo e, por isso, o acervo não é tão grande (até por conta do espaço), mas garimpando dá para encontrar livros legais! Já comprei livros de literatura, arte e não ficção lá. Os preços são mais salgados. Ah, e também dá para tomar um cafézinho por lá. Nós nunca comemos ou tomamos nada lá, mas tudo parece muito apetitoso até por conta da beleza do lugar.







Sebinho Livraria, Cafeteria, Bistrô e Restaurante

O Sebinho é beeem grande, ocupa um prédio inteiro e ainda tem o subsolo. É o sebo que mais frequentamos já que abre até mais tarde no sábado. O acervo tem livros novos e usados, CDs, DVDs e discos de vinil e é bem variado. Já compramos bastante coisa lá, mas tem que ter paciência para garimpar porque o acervo é grande. Recomendo ir sábado de tarde para dar uma olhada nos livros e depois passar no Café, que fica lá mesmo, para comer o brownie com sorvete de creme deles.  



Serve duas pessoas, mas se a fome estiver grande é melhor pedir dois haha

Livraria Pindorama

Em questão de acervo nós temos este como preferido. Digo isso porque já encontramos livros legais e até raros lá. A única coisa negativa a se considerar é que o acervo é um pouco bagunçado. Da última vez que fomos encontrei estes dois livros raros da terceira foto. E, caso você decida ir conhecer o sebo, também recomendo um café que fica na mesma quadra a uns 5 minutos de distância no máximo. Dá para garantir um livro e um cafézinho no mesmo dia. Tem coisa melhor? 




+ Bônus: Castália Sul (padaria e café) que fica na mesma quadra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário