Eu estou fazendo o último estágio obrigatório da faculdade (graças a Deus) e, para aproveitar o ensejo, ando lendo bastante sobre educação, história da educação e métodos de ensino. Gosto muito de estudar sobre esses assuntos, então achei que seria legal compartilhar um pouco do que venho lendo e aprendendo por aqui. Ok, é uma resenha (eu acho).
Tem sido muito legal me dedicar mais a este tipo de leitura justamente nesta época do estágio porque consigo ver na prática como certas teorias pedagógicas, em grande parte das vezes, não encontram pouso na realidade.
Neste artigo, a Dorothy nos explica muitas coisas, mas gostaria de fazer algumas pontuações. Primeiro: ela nos mostra como a educação tida como clássica possuía uma organização embasada na estrutura da realidade como ela realmente é e, em paralelo, ela nos mostra como estas ferramentas, justamente as que foram perdidas, foram aniquiladas na educação atual e substituídas por um grande nada. Ela também nos apresenta possibilidades e exemplos de como continuar a ensinar de maneira mais estruturada: nos mostra as três primeiras Artes Liberais (chamadas de Trivium: Gramática, Dialética e Retórica) dentro de três fases do desenvolvimento infantil, ou seja, como estimular tais potencialidades na criança de acordo com a fase de seu desenvolvimento:
O que ficou bem marcante durante a minha leitura do artigo foi a possibilidade real que temos de ajustar a nossa forma de aprender e ensinar com bons exemplos retirados da História. Não podemos copiar e colar eventos, procedimentos ou circunstâncias passadas no nosso presente, mas podemos (e devemos) recorrer ao passado em busca de bons exemplos e bons conselhos.
Vale mencionar que a Dorothy faz uma readaptação da aplicação do Trivium já que na Idade Média o currículo funcionava de forma bem diferente: estas Artes eram aprendidas antes de se ingressar no Ensino Superior (por volta dos 14 aos 20 anos): tanto o Trivium quanto o Quadrivium (Aritmética, Geometria, Música e Cosmologia) compunha os conhecimentos tidos como basilares para demais áreas, que no caso poderiam ser três: Medicina, Teologia ou Direito. Portanto as Artes Liberais, na verdade, eram como ferramentas que preparavam o educando para qualquer matéria que poderia surgir posteriormente. Portanto, os 7 componentes das Artes Clássicas ensinam o aluno a aprender: eram anos de preparação antes de chegar propriamente nos conteúdos específicos.
Por isso digo readaptação: hoje, a realidade é bem diferente. Vivemos na sociedade do ensino compulsório e em massa. As crianças precisam estar nas instituições escolares desde a mais tenra idade quando ainda, na maioria das vezes, nem sabem lidar com estruturas básicas de linguagem. As coisas hoje são bem mais rápidas, não há tempo para aprender como lidar com o mundo pois somos jogados nele desde pequenos. O problema é que a realidade pode ser confusa e disforme se não entendermos a sua ordem, a sua estruturação.
E é neste momento que surge essa necessidade de reformularmos bons exemplos conforme a nossa realidade. É justamente isso que a Dorothy faz: ela oferece aos pais e aos professores uma maneira de extrair o melhor que cada fase pode oferecer. É como transformar os limões em limonadas: podemos aproveitar o que viria a ser um obstáculo como material a ser trabalhado.
No fim, veio à tona algo que aprendi com Santa Edith Stein: o professor deve reconhecer potencialidades adormecidas em cada aluno afim de propiciar o melhor ambiente para que este de se desenvolva.
Oii Camilaaa, posta mais blogs sobre obras de educação tradicional/cristã/clássica!! Acho muito interessante e também vou precisar abranger mais meu imaginário, pois curso licenciatura! Eu gostaria de pedir também um vídeo sobre como você faz seus estudos da faculdade e anotações de livros :)
ResponderExcluirOi, Clara <3 Pode deixar! Vou tentar escrever mais sobre o assunto por aqui. Obrigada por acompanhar o blog :) sobre o vídeo: não sei se consigo garantir, mas vou tentar! Se não der certo, faço um post aqui no blog, ok?
ExcluirBeleeezaa, eu sei que qualquer meio que você utilizar vai ser bom!!
Excluir