Já estamos em 2026 e neste ano o blog vai fazer dois anos! Eu nem acredito... passou muito rápido. Agradeço a minha amiga do Bosque do Robin por ter me trazido de volta para o mundo dos blogs. Amo pensar que, muito provavelmente, estes posts vão ficar para sempre na internet e que eu sempre vou poder voltar aqui para relembrar coisas e revisitar memórias. Bora lá, então.
Leituras
Em 2025 eu pude amadurecer um pouco mais o meu relacionamento com os livros e isso me fez atribuir mais sentido as minhas escolhas e compras. Comprei bastante em sebos e fui muito feliz com meus livros novos!
Vou destacar um livro de cada seção:
1. Da Bíblia o livro favorito foi o Atos dos Apóstolos. Destaque especial para o episódio da Pregação de São Paulo em Atenas (At 17, 16-34): simplesmente um dos episódios mais incríveis não só da Bíblia, como da História Antiga:
Paulo, estando em pé, no meio do Aréopago, disse: "Homens atenienses, em tudo vos vejo muito religiosos. Porque, indo eu passando, e vendo os vossos monumentos sagrados, encontrei também um altar, sobre o qual estava escrito: Ao Deus desconhecido. Aquele, pois, que vós adorais sem o conhecer, esse vos anuncio!
2. Das leituras espirituais, destaco o livro "Cristo versus Satanás em nosso dia a dia". O título chama atenção, bem como o conteúdo do livro também. O autor americano fala de tudo um pouco: manifestações demoníacas, desânimo e depressão, pecados capitais... eu gostei bastante da leitura, aprendi muitas coisas, sendo uma delas a de que o maligno quer que as pessoas NÃO questionem o estado das coisas do mundo.
3. Da seção de literatura eu quero destacar "Rei Édipo" e "Antígona", as peças de Sófocles. Quando peguei para ler, não imaginava que encontraria tanta profundidade ali apesar de saber que os mitos por trás das peças são profundos e atemorizantes talvez (?). Eu não consegui ler tanto de literatura quanto gostaria, mas o que li me marcou profundamente. Também posso destacar aqui "O Idiota", do Dostô (o final me causou arrepios) e "Um Cântico para Leibowitz", de Walter Miller Jr., uma distopia que acompanha um mundo pós-apocaliptico sob a perspectiva de um mosteiro católico.
4. Agora, da seção que eu mais li em 2025, não ficção, destaco a minha releitura de "A Vida Intelectual" do Sertillanges e "Mito e Realidade" do Mircea Eliade.
Fiz resenha para O Idiota e para Mito e Realidade e estão *aqui*. Também registrei algumas das minhas leituras no goodreads.
Entretenimento
Música
* Meu cachorro ficou bem mal a maior parte do ano, mas ele tem seus momentos bons e ainda está com a gente :) estamos aprendendo a cuidar de um idoso de 16 anos.
