Maio de 2022.
Alguns dizem que nós não escolhemos nossos santos de devoção, mas que eles, de modo especial, nos escolhem. Se isso for verdade, confesso que ficaria um pouco assustada de ser escolhida por Santa Joana. Mas por quê? Esse questionamento me fez pensar bastante sobre a minha própria vida. Afinal, o que a minha vida de estudante poderia ter em comum com a história de uma moça do interior da França, que viveu mais de 600 anos atrás e liderou exércitos com apenas 19 anos de idade? Pois é, isso me fez pensar bastante. Queria entender o que nós compartilharíamos além da idade.
Aos 19 anos, Santa Joana morreu queimada, em uma fogueira, em praça pública, clamando pelo nome de Jesus Cristo. Aos 19 anos, eu, Camila, acordo todos os dias e me direciono à minha mesa de estudos, onde passo grande parte dos meus dias, lendo, estudando e tentando não desconcentrar com a vista da rua.
A questão é que nós podemos tornar as nossas vidas ordinárias em extraordinárias, seja quais forem as nossas circunstâncias. Ao olhar para as pinturas de Santa Joana, sempre elevo os pensamentos e a alma para a virtude da fortaleza, que nos ensina a manter a constância e a perseverança na luta pelo Bem e pela Verdade.
Raramente a vida exige de nós ações extraordinárias do ponto de vista humano. Mas porquê do ponto de vista humano? Porque os homens medem a grandeza de seus feitos pelo barulho e pelo alcance deles sob as outras pessoas. Contudo, esquecem que para Deus o menor e mais insignificante ato, humanamente falando, se realizado com amor e humildade, torna-se grandioso.
Isso significa que, mesmo em circunstâncias tão diferentes, eu posso me espelhar nas virtudes de Santa Joana para aprender a viver a minha vida ordinária.
No silêncio do quarto e da alma, os esforços perseverantes e constantes fortalecem a vontade e nos aproximam do ideal que Deus planejou para todos nós. Ao realizar as nossas tarefas diárias com empenho e dedicação nos aproximamos dos grandes santos que viveram vidas tão distintas das nossas, mas tão próximas ao mesmo tempo.
O caminho para o nosso aperfeiçoamento se encontra no nosso próprio cotidiano, nas nossas circunstâncias, naquilo que nós vivemos hoje.
As virtudes não são para poucos, para alguns selecionados, mas são para todos aqueles que buscam viver as suas circunstâncias da melhor maneira, ou seja, da maneira em que Deus seja glorificado através dos nossos atos, por mais simples que estes possam ser.
Então ao olhar para Santa Joana e sua espada, todos os dias, enquanto estudo, lembro-me que, eu, com minha lapiseira e meu caderno, também posso alcançar a virtude da fortaleza mesmo sem estar em um campo de guerra, e mesmo sem precisar coroar o rei da França. Basta fazer o pouco de cada dia, com amor e humildade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário